Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro completa 37 anos

Se voltarmos no tempo para os fatos marcantes da década de 80, recordaremos as significativas mudanças tecnológicas mundiais e as novas configurações no quadro político da sociedade brasileira.

Conhecidos como o fim da idade industrial e o início da era da informação, os anos 80 se destacaram pelo desenvolvimento do IBM PC, do Apple Macintosh e das primeiras interfaces gráficas como Windows e MacOS. Entre os muitos acontecimentos relevantes, o cientista da computação britânico Tim Berners-Lee propôs pela primeira vez a world wide web (www).

Na política, o início do processo de abertura, após a ditadura militar, possibilitou o surgimento das novas organizações da sociedade civil; a primeira eleição direta para presidente da república; a criação do Plano Cruzado para combater a inflação; e a promulgação da Constituição Brasileira de 1988, em vigor até os dias atuais.

Em meio a esse momento de efervescência, nasceu a Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro (SNCRJ), no dia 23 de julho de 1984. Os fundadores, doutores José Carlos Lynch, Paulo Niemeyer Filho e Carlos Roberto Telles Ribeiro, se reuniram durante um jantar num restaurante do Leblon e escreveram o primeiro estatuto. Hoje, na celebração dos 37 anos da SNCRJ, nada mais gratificante do que homenagear seus fundadores, divulgando seus depoimentos através de entrevistas disponíveis no portal e nas redes sociais Facebook, Instagram da SNCRJ.

A finalidade da criação da SNCRJ, primeira sociedade regional do Brasil, foi de unir uma nova geração de neurocirurgiões, dar oportunidade para que pudessem mostrar suas atividades e ganhar espaço na sociedade. Por meio de diversas reuniões e da realização de grandiosos congressos, divulga-se a neurocirurgia do Rio de Janeiro, promove-se o aprendizado e o estímulo à publicação de artigos científicos.

A liderança visionária dos seus fundadores prosperou: ao longo destes 37 anos, a neurocirurgia do Rio de Janeiro ganhou destaque pela qualidade e influência dos seus neurocirurgiões e o papel da SNCRJ se solidificou com a agregação de centenas de membros. Muito ainda está por vir.

Parabéns SNCRJ, pelos seus 37 anos!

Mariangela Barbi Gonçalves
Presidente da SNCRJ – biênio 2021/2023