Edital para ligas participantes do I Encontro das Ligas Acadêmicas de Neurocirurgia do Estado do Rio de Janeiro no XVI Congresso SNCRJ 2020

Prezado Participante, seguem as orientações para a apresentação no XVI congresso da SNCRJ em parceria com as Ligas Acadêmicas Universitárias de Neurocirurgia do Estado do Rio de Janeiro.

Aspectos Gerais

1.1 Número de Autores

a) Serão permitidos até 06 autores por apresentação, incluindo o orientador e o apresentador; b) Cada presidente será responsável em escolher os autores. c) O apresentador deve estar inscrito no congresso para que seja emitido o certificado. d) O certificado será emitido no nome do apresentador. E) demais inscritos receberão o certificado de participantes.

1.2 Tema da Apresentação.

a) As apresentações serão definidas conforme os temas pré-selecionados relacionados a área neurocirúrgica e os respectivos presidentes responsáveis.

1.3 Imagens

a) É obrigatório o uso de imagens que ilustre o assunto abordado de maneira clara e concisa. Tais imagens devem ser originais ou devidamente referenciadas. Não esqueça de colocar o TÍTULO da figura em conjunto com a FONTE (origem) da imagem.

1.4 Tempo e formatação da apresentação:

a) Número mínimo de slides: 30. b) Tempo mínimo da apresentação: 10 min c) Tempo máximo de apresentação: 20 minutos. d) A apresentação deve ser feita em formato Power Point. f) É recomendado o uso de quadros e tabelas (não esquecer de colocar o TÍTULO e a FONTE de cada tabela ou quadro).

1.5 Envio da apresentação.

a) Data limite para envio da apresentação pronta: 31/05/2020.

2 Aspectos Específicos

Esta é uma sugestão de organização da apresentação, de tal modo que poderá ser adaptada conforme os autores acreditarem serem melhor para a elaboração da discussão do tema proposto.

3. Formatação:

3.1 Contextualização teórica

a) Fundamentação teórica concisa e direta; b) Justificativa da relevância do tema proposto; c) O objetivo desta sessão é introduzir a aplicabilidade prática e a importância do assunto descrito em questão.

3.2. Epidemiologia a) Justificativa da relevância do tema proposto;

3.3. Fisiopatologia (opcional)

3.4. Quadro Clínico a) Os dados relevantes do exame físico, sinais e sintomas, deverão ser expostos de forma completa, porém sintética. É desejável que se explore os dados positivos e que se faça as negativas de forma objetiva.

3.5. Diagnóstico a) Focar no processo diagnóstico de maneira didática para a elaboração de um conhecimento linear na identificação da patologia; b) Explanar os métodos diagnósticos, exames complementares e suas respectivas indicações, bem como interpretações; c) O uso de exames laboratoriais deve usar como parâmetro de unidade o sistema internacional e, seus valores normais devem vir, sempre, entre parênteses. d) Exames de imagem ou imagens de lesões / exame físico / exames complementares c) Privacidade: as imagens devem preservar a identidade do paciente quando envolver caracteres que o identifiquem (ex. o rosto).

3.6. Tratamento a) Focar no processo terapêutico de maneira didática para a elaboração de um conhecimento linear nas condutas para cada patologia; b) Explanar os diferentes métodos terapêuticos e indicações; c) Explanar de maneira detalhada e concisa.

3.7. Diagnósticos Diferenciais: a) Devem ser somente citados para elaboração de quadro o diagnóstico diferencial principal (não todos) da patologia citada.

3.8. Referências Bibliográficas a) As referências deverão seguir as normas ABNT de formatação b) Citação numérica

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

– EVITE USAR PONTO E VÍRGULA (;) PARA SEPARAR FRASES;

– EVITE USAR TRAÇOS NO MEIO DE FRASES;

– EVITE ESCREVER FRASES MUITO LONGAS;

– NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR O TÍTULO, ASSIM COMO DA FONTE, EM FIGURAS, TABELAS E QUADROS;

4. Envio da apresentação: a) A apresentação deverá ser enviada para o e-mail: ramonromanoribeiro@outlook.com b) Arquivo formato Power point; c) Data limite: 31/05/2020; d) Especificar no assunto do e-mail: “Apresentação do assunto …. Liga acadêmica …..”.

5. Apresentação: a) O dia 04/07/2020 no período da tarde será disponibilizado para a apresentação das Ligas no mesmo local do XVI Congresso SNCRJ 2020. b) O apresentador deverá estar presente 30 minutos antes do início das apresentações. c) No dia da apresentação deve-se levar um pen drive ou notebook próprio com a apresentação seguindo as normas já descritas previamente.

6. Premiação: a) As apresentações serão comentadas e avaliadas por uma banca formada por Neurocirurgiões sem envolvimento com nenhuma Liga acadêmica participante do evento. b) As três melhores apresentações (desenvoltura, domínio do assunto, bem apresentável visualmente e obedecendo as orientações do edital) serão premiadas durante o evento.

Assuntos das Ligas:

– UFRJ Macaé – TCE ( Hematoma subdural agudo e crônico, hematoma epidural, hemorragia subaracnoide e contusão cerebral).

– UFRJ Ilha – TCE ( Lesão axonal difusa, fraturas cranianas).

– Estacio Campus João Uchôa – TRM ( Lesões cervicais)

– FMC – TRM ( Lesões toracolombares)

– Estácio Lapa – AVE Hemorrágico ( Hemorragias intraparenquimatosas e Hemorragia subaracnóidea).

– UFF – Hidrocefalia

– Souza Marques – Mielopatia Espondilotica Cervical

– Vassouras – Tumores primários do Sistema Nervoso Central ( Astrocitoma de baixo e alto grau).