COMITÊ JOVEM NEUROCIRURGIÃO DA WFNS

A neurocirurgia é uma especialidade com longa jornada de treinamento e aprendizado. A trajetória se inicia na residência médica, e passa por cursos, estágios, fellowships, congressos e atuação acadêmica. São considerados jovens neurocirurgiões pela World Federation of Neurosurgical Societies (WFNS), os especialistas até 10 anos após o término da residência médica. Pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) são considerados jovens neurocirurgiões os especialistas com até 40 anos de idade.

O neurocirurgião, no início de sua carreira, apresenta diversos obstáculos. No entanto, quando o treinamento e a formação são adequados, o especialista está apto para realizar os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

O Comitê Young Neurosurgeons Forum da WFNS tem como principais objetivos:

1. Conhecimento
Ajudar jovens neurocirurgiões a desenvolver seus conhecimentos através de cursos, reuniões, seminários on-line e conferências.

2. Habilidades cirúrgicas
Ajudar jovens neurocirurgiões a desenvolver suas habilidades cirúrgicas por meio de cursos, reuniões, seminários on-line e conferências, adaptadas às diversas necessidades de jovens neurocirurgiões em todo o mundo.

3. Capacidade de pesquisa
Ajudar jovens neurocirurgiões a desenvolver sua capacidade de pesquisa através do treinamento em metodologia de pesquisa clínica e avaliação crítica.

4. Desenvolvimento de carreira
Ajudar jovens neurocirurgiões a desenvolver suas carreiras criando um banco de dados de bolsas de estudo e base para um programa de mentoria.

Dra. Adriana Libório
Membro da Comissão Jovem Neurocirurgião SBN
(Gestão 2019-20) e WFNS