COLUNA DO RESIDENTE

Esse mês, continuaremos a falar sobre publicações científicas e como podemos nos iniciar na vida acadêmica aos poucos. Como falamos na outra edição, revistas “abertas” (“open access”), ou seja, que não querem pagamento de taxas de inscrição para que haja acesso aos conteúdos, são oportunidades para que nossos primeiros trabalhos consigam ser publicados e alcancem certo destaque. Está sendo anunciado recentemente um novo journal a ser lançado, o Neurosurgery Open.

Trata-se do irmão mais novo dos journals já consolidados: Operative Neurosurgery (mais focado em vídeos cirúrgicos) Neurosurgery afiliados ao Congress of Neurological Surgeons, CNS.

Cuidado para não confundir com The Journal of Neurosurgery que é, por sua vez, afiliado à American Association of Neurological Surgery (AANS).

Apesar de ser open access(e portanto, gratuíto) e ainda não possuir o mesmo destaque seus “irmãos mais velhos”, este novo Journal parece ser uma excelente oportunidade para nós que estamos nos iniciando na vida científica e também ter acesso gratuíto a tudo que for publicado ali, sem custo algum. A primeira edição será lançada em Janeiro de 2020 e estará aceitando ensaios clínicos, pesquisas clínicas, pesquisas experimentais neurocirúrgicas, relatos, séries de casos, notas técnicas e possivelmente outros assuntos de interesse a todos que trabalham na área neurocirúrgica.

Mais informações em: academic.oup.com/neurosurgeryopen
Detalhe que no site há também um link com desconto de 30% para compra de uma reedição do clássico livro de anatomia “Cranial Anatomy and Surgical Approaches”, do Prof. Rhoton.

Fiquem atentos para as próximas novidades da SNCRJ e fiquem sempre a vontade para enviar sugestões e pedidos de temas para contato@rbertani.com

Raphael Bertani
R3 do Hospital Municipal Miguel Couto

Clique aqui e conheça o curso da Clinica Mayo