COLUNA DO RESIDENTE

Esse mês, sairemos um pouco dos recursos educativos para mostrar cursos mais específicos com o objetivo de aprimorar conceitos de neuroanatomia mais avançados e começar a prática da técnica cirúrgica.

A ideia desses cursos é utilizar materiais como placentas humanas, ratos vivos ou cadáveres para a prática de técnicas microcirúrgicas e observar as estruturas anatômicas. Cada material tem suas vantagens e desvantagens, sendo placentas e ratos mais apropriados para a prática de técnicas e os cadáveres permitindo também o estudo da neuroanatomia aplicada.

Muitas vezes esses cursos contarão com uma exposição teórica sobre um tema e depois uma parte prática. Por exemplo: uma aula teórica mostrando patologias e anatomia da fossa posterior seguida de uma prática de bancada com cadáver, podendo o residente treinar um acesso suboccipital, retrosigmoide, dentre outros.

Apesar de alguns serviços terem laboratórios de prática microcirúrgica, realizar cursos em outros hospitais também é interessante pelo fato de se conhecer outros serviços e seus residentes e neurocirurgiões.

Seguem alguns exemplos de cursos práticos:

Curso de Anatomia Microcirúrgica dos Sulcos, Giros e Ventrículos Cerebrais, e sua aplicabilidade prática.
De 07/10/2019 a 09/10/2019.
https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=1&code=16067

Dissecção das Fibras Brancas do Encéfalo.
De 10/10/2019 a 12/10/2019.
https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=1&code=16073

Sintam-se à vontade para enviar sugestões, perguntas e solicitações.

Raphael Bertani
R3 HMMC